4/22/2007

25 de Abril
Convido todos os visitantes a ver o filme:Capitães de Abril

Isto quer dizer que há toda uma geração que só conhece o pós 25 de Abril, ou seja, não tem esse marco nas suas vidas. Os que se lembram dele têm todos hoje mais de 36 anos! Sim... é mesmo isso: 36 anos. São homens e mulheres feitos, são o futuro imediato deste país.

O 25 de Abril foi um marco histórico. Graças a ele temos, quanto mais não seja, o mais precioso dos bens: A liberdade de expressão. Até a liberdade de dizer mal dele, se quisermos! Ninguém nos vai prender se o fizermos.

No entanto, e sem nos esquecermos que a liberdade é um bem a preservar e pelo qual devemos lutar em qualquer altura, sem nos esquecermos também que quem nesse dia se resolveu revoltar correu muitos riscos, devemos ter a consciência que, cada ano que passa, o poder vai passando para as mãos dos que já não se podem lembrar do que se passou nesse dia. Cada ano que passa o passado é mais passado e o futuro mais futuro.

O 25 de Abril é um dia que a história lembrará, como hoje lembra o 1º de Dezembro ou o 5 de Outubro. Todos eles representam, à sua maneira, uma forma de liberdade. O que temos que pensar é que as pessoas deixarão de pautar o seu valor e as suas atitudes pelo que foram antes ou depois do 25 de Abril, como ainda é comum vermos hoje. Não se pode ser ou deixar de ser por se ter sido ou não mais ou menos antifascista! Os homens que hoje têm os tais 36 anos serão, já amanhã, o poder neste país. E para esses conta o futuro. O passado é história.

Que viva o 25 de Abril. Obrigado pela Liberdade! Mas vamos ao futuro. Vamos cumprir as promessas que o 25 de Abril fez. E essas não passaram à história... muitas ainda esperam por ser cumpridas!

2 comentários:

frutinha disse...

Inês, parabéns pelo teu post. Penso que assim jamais esquecerás. Óptima maneira de aprender a história recente do nosso Portugal.

Bom trabalho! Muito bem! Adorei!

a professora :)

inesonline disse...

Obrigada professora.

Muitos beijinhos